Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Como planejar atividades para crianças de 1 a 3 anos

Inventar brincadeiras e atividades recreativas para crianças pequenas pode ser um desafio. É que nessa idade as crianças nem sempre entendem instruções. Elas não conseguem prestar atenção por muito tempo em uma mesma atividade e ainda por cima colocam na boca tudo que está ao alcance das mãozinhas.

Mas se ainda assim você gostaria de estimular o aprendizado do seu bebê ou simplesmente distraí-lo porque não sabe mais como limpar a casa sem ter o filhote pendurado, não se preocupe. O segredo está na simplicidade. Aqui vão algumas dicas importantes na hora de planejar algumas brincadeiras:

- Deixe seu filho explorar o que você colocar nas mãos dele.
- Não espere que ele alcance o resultado que você imaginou. Crianças pequenas tem ideias próprias.
- Espere seu filho se interessar pela brincadeira. Deixe disponível para ele voltar depois ou no dia seguinte.
- Lembre-se de que provavelmente ele vai colocar tudo na boca.

Imagem por Jenelle

Depois de pensar em tudo isso, confira algumas sugestões de atividades e brincadeiras divididas por tipo. Só não pode se preocupar muito em como limpar a casa depois:

1 - Atividades para estimular os sentidos

Deixe seu filho pequeno explorar materiais e objetos com os dedos, nariz e boca. Pergunte qual a sensação, qual o gosto... Estimule seu pequeno a observar detalhes.

- Em um pote de geléia ou uma garrafa pet pequena, coloque água até a metade, algumas gotas de corante comestível e algumas gotas de sabão líquido. Feche e mostre para o seu filho como fazer bolhas chacoalhando o pote. Se quiser incrementar o brinquedo faça mais de um pote usando corantes de cores diferentes ou acrescente glitter na água.
- Cozinhe um pouco de espaguete ou separe um pouquinho do que foi feito para o almoço antes de colocar o molho. Passe água fria para esfriar e acrescente corante comestível. Você pode escolher duas cores diferentes e fazer um pouco de espaguete vermelho e outro azul, por exemplo. Acrescente algumas gotas de óleo vegetal para o macarrão ficar escorregadio e coloque em vasilhas plásticas diferentes. Espalhe uma toalha no chão, coloque as duas vasilhas com espaguetes e deixe disponível alguns outros itens para o seu filho brincar como colher, concha e outras vasilhas.

2 – Um pouco de artesanato

Artesanatos e trabalhinhos manuais para crianças pequenas? É possível sim. Com um pouco de criatividade e estratégias à prova de bebês.

- Em duas garrafas spray misture água e sabores diferentes de suco de fruta em pó. O ideal é que as cores sejam diferentes. Estenda papel branco e peça para o seu filho borrifar a “tinta” para formar os desenhos que quiser. Deixei secar e depois pendure na parede. Peça para ele contar o que pintou na aquarela e experimentar o cheiro da sua obra de arte.
- Outro jeito de deixar o seu filho pequeno experimentar com tinta e ainda assim colocar a mão na boca é fazer tinta com iogurte. Misture corante comestível em potinhos diferentes de iogurte e pronto! Mostre à criança como pintar usando os dedos. Deixe os trabalhinhos secarem e vejam juntos como a textura da “tinta” é diferente.

3 - Objetos para explorar

A atividade mais simples de todas. Um objeto por si. Deixe seu filho brincar, explorar e observe o que ele vai fazer. É a velha ideia de brincar com as panelas, mas usando objetos diferentes.

- Pedaços de papel funcionam bem para amassar, fazer bolas ou simplesmente rasgar. Se o seu filho gostar de levar as coisas à boca, tente trocar por retalhos de tecidos.
- Deixe o pequeno explorar a velha e boa caixa de papelão. Pode ser uma embalagem de cereal ou qualquer outra que seja firme e não muito grande.
- Reúna vários pedaços de fitas coloridas, uma garrafa pet e observe seu filho praticar a coordenação motora ao tentar colocar as fitas dentro da garrafa.
- Se a criança for maiorzinha, feijão ou milho de pipoca pode virar a diversão do dia se puder ser colocado em potes usando colheres, peneiras ou copos. Deixe seu filho explorar o barulho que eles fazem e a ideia de derramar e colocar na vasilha.

E aí, gostaram da sugestões? Quais brincadeiras você já inventou com o seu filho? Quais os materiais ele gosta de brincar e explorar? Conte pra gente!

Este artigo é uma contribuição do Cleanipedia a este Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente eu vou amar!